top of page
  • Luiz Fraga

Voltou de férias com seu Land Rover? Confira as dicas do que fazer no carro depois da viagem



Se você foi viajar de férias com seu Land Rover, certamente teve uma experiência emocionante e incrível, não é mesmo? Inclusive, produzimos um post em nosso blog com dicas de como viajar com seu Defender de forma segura.


No entanto, após retornar de uma aventura, é importante dedicar um tempo para cuidar adequadamente do seu veículo. Neste artigo, compartilharemos algumas dicas valiosas sobre o que fazer depois da viagem de férias com seu Land Rover, garantindo a sua segurança e prolongando a vida útil do veículo. Bora conferir?

Limpeza completa

Após uma viagem, principalmente se você se aventurou em trilhas, o seu Land Rover provavelmente estará sujo, tanto por dentro quanto por fora. Por isso, a dica é começar lavando. Limpe o interior, aspirando e removendo o pó e demais sujeirinhas. Isso não apenas manterá seu veículo com uma aparência impecável, mas também evitará danos causados por detritos a longo prazo.


Lembre-se que seu carro tem diversas partes em alumínio, diferente da maioria dos veículos, por isso, produtos que tenham soda cáustica na composição são danosos para a carroceria. Já a lavagem do motor, especialmente nos carros com controles eletrônicos, deve ser feita por especialistas e com produtos adequados.


Então, a dica para não errar é levar o automóvel para uma empresa especializada em lavagem profissional, assim você garante uma limpeza profunda e com os produtos indicados para o seu Land Rover.

Verifique os fluidos

Depois de uma viagem é importante verificar todos os fluidos do seu Land Rover. Em casos de passeios mais longos, a recomendação é inspecionar os fluídos a cada 1.000 km. Isso inclui o óleo do motor, os fluidos de transmissão, o fluido de arrefecimento e o fluido dos freios.


Certifique-se de que todos estejam no nível adequado e, se necessário, faça as devidas reposições. Se algum fluido parecer contaminado ou sujo, é melhor trocá-lo.

Inspecione os pneus

Os pneus são uma parte essencial do seu Land Rover e merecem atenção especial após uma viagem. Verifique a pressão de cada pneu e ajuste-a de acordo com as recomendações do fabricante.


Além disso, examine visualmente os pneus em busca de desgaste irregular, cortes ou bolhas. Se necessário, faça o alinhamento e o balanceamento dos pneus para garantir uma condução suave e segura.


Pedaços de barro dentro das rodas, por exemplo, podem gerar desbalanceamentos. Por isso, limpe também a parte interna das rodas sempre que fizer uma daquelas deliciosas trilhas.


Além disso, preste atenção à validade dos pneus, existe uma marcação chamada DOT que todos os pneus possuem. Essa marcação indica a data da fabricação do pneu, expresso em semana e ano (SSAA). Importante: pneus com mais de 5 anos requerem um cuidado especial. Além disso, nunca deixe passar dos 10 anos de fabricação, antes disso eles precisam ser trocados.

Revisão dos freios

Os freios são um componente vital para a segurança do veículo, por isso, vale verificar após suas férias o desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Se você notar qualquer desgaste excessivo ou ruídos anormais, agende uma visita a uma oficina mecânica especializada em Land Rover para uma inspeção completa e possível substituição das peças desgastadas.

De olho na suspensão

Durante a viagem, seu Land Rover pode ter passado por terrenos acidentados ou irregulares. Portanto, é importante verificar a suspensão do veículo. Veja se há vazamentos de óleo nos amortecedores, lembrando que em alguns modelos as buchas hidráulicas também podem perder óleo dependendo das condições.


Confira se as molas estão em bom estado. Atente-se aos ruídos incomuns (como clocks e clanks), especialmente ao frear ou ao subir guias, por exemplo. Uma suspensão bem ajustada não deve apresentar ruídos, garantindo uma condução suave e estável em suas próximas aventuras.

Manutenção em dia

Se você notou que seu carro voltou com algo diferente, barulhos ou vazamentos, por exemplo, indicamos o agendamento de uma visita à oficina mecânica especializada em Land Rover para uma manutenção corretiva. Um profissional treinado poderá fazer um diagnóstico mais detalhado do veículo para verificar o funcionamento de componentes importantes e fazer as devidas recomendações de reparo ou substituição.


Essa manutenção feita assim que o problema ocorre pode ajudar a evitar problemas futuros e a manter seu Land Rover em ótimas condições e pronto para novas viagens incríveis!


Se você gostou das dicas e também quer garantir um cuidado diferenciado para o seu Land Rover, clique aqui e agende agora mesmo um horário com os nossos especialistas!


216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page