top of page
  • Foto do escritorSetalha Digital

Tickford, um Land Rover de luxo em 1948!

O modelo Tickford foi lançado logo após o lançamento do modelo original Land Rover em 1948.

O modelo original do Land Rover série 1 logo se estabeleceu como um veículo competente para uma variedade de atividades fora de estrada. A fabricante de Solihull – ROVER, logo percebeu que poderia haver mercado para uma versão mais confortável do mesmo veículo para trabalhos “on road” como, por exemplo, no transporte de pessoas, mas ainda assim mantendo toda a capacidade de trafegar no fora de estrada do outro modelo.


A fabricante TICKFORD foi então contratada para desenhar o novo modelo que seria conhecido como STATION WAGON e concebeu o carro em chapas de metal (em sua maioria alumínio) em uma estrutura feita em madeira, como eram as carruagens da época (especialidade da TICKFORD).


Internamente o SW tinha capacidade para transportar 7 pessoas com a adição de 4 assentos na parte traseira, que poderiam ser dobrados para aumentar o espaço de carga. O acesso poderia ser feito pela frente, pelo banco do passageiro e também pela tampa traseira.

O acabamento da carroceira era luxuoso para a época com um grande parabrisa dianteiro inteiriço, espelhos laterais dobráveis e até mesmo uma capa metálica para proteger o estepe que ficava sobre o capuz do motor.


O “Station Wagon” deu a impressão na época de ser um veículo mais comercial (e não utilitário). Este erro na interpretação da utilidade do veículo pelo analisador da Receita Inglesa fez com que a taxa de impostos sobre sua compra o tornasse mais caro, inflando o preço de venda a 959 libras, na mesma época o modelo normal (utilitário com capota de lona) era vendido a 580 libras esterlinas.


Até o final de sua produção, em 1951, somente 641 veículos deste tipo foram montados, dos quais aproximadamente 600 foram exportados. Estima-se que na Inglaterra somente 20 unidades estejam ativas nos dias de hoje.



No Brasil temos algumas unidades ainda em utilização, na mão de colecionadores, o empresário MARIO BARROS DO AMARAL montou estes carros em regime CKD em São Paulo, sua sede era na Avenida Presidente Wilson, próximo à maioria das montadoras da época.


Uma unidade fabricada em 1949 foi recentemente doada ao Heritage Motor Centre Museum, que fica em Warwikshire.

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page