Depois de 24 anos produzindo o Range Rover, a Land Rover decidiu alterar o projeto e lançar o New Range Rover. O antigo modelo continuou em linha até 1.995 com o nome Range Rover Classic, depois de dois anos a versão Range Rover Classic foi descontinuada.
Com a parte mecânica baseada no Range Rover Classic, o New Range Rover deveria ter um motor e plataforma maiores, a fim de acomodar melhor e com mais conforto, mesmo nas piores situações do fora de estrada, todos os seus ocupantes.
O sistema de suspensão escolhido foi o mesmo usado no RR Classic, provido de bolsas com ar comprimido, cumprindo a função das molas helicoidais, controlados por uma central eletrônica e atuadores pneumáticos, o que permite ao motorista escolher a atitude (altura do veículo em relação ao solo) que melhor se adeque ao terreno.
Algumas posições também são automaticamente assumidas pelo sistema como, por exemplo, a “extended profile” que automaticamente eleva o veículo quando o mesmo se encontra em baixa velocidade e em dificuldades (rodas patinando) em terrenos com pouca sustentação, ou uma altura mais baixa, quando o veículo se encontra por algum tempo a velocidades acima de 80 km/h, o que aumenta a estabilidade e melhora o perfil aerodinâmico.
O sistema de tração inteligente, operado através do ABS (chamado ETC) atua nos dois diferenciais através dos freios, auxiliado pelo enorme curso da suspensão pneumática tornou o New Range Rover muito competente na prática do Off Road.
Para o entretenimento interno, o New Range Rover possui, opcionalmente, telas de cristal líquido (idênticas às presentes nas aeronaves mais modernas) instaladas nas costas do protetor de cabeça d
Como curiosidade, uma das exigências do projeto foi que o New Range Rover deveria ter uma personalidade parecida com seu irmão mais velho (RR Classic) daí a forma de seu capuz, chamada pelos ingleses de "capuz em forma de castelo" devido à parte alta nas laterais do mesmo, graças à este desenho, pode-se reconhecer o New Range Rover como o sucessor do Range Rover Classic.
Algumas mudanças foram feitas especificamente para atender alguns mercados como, por exemplo, teto e colunas em aço, para atender às exigências dos testes do mercado americano.
Muito vendido no mercado americano e europeu, o New Range Rover foi substituído no ano de 2.002.
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